O escritor Olavo de Carvalho não vê problema no aumento de militares no primeiro escalão do governo Bolsonaro — na última quinta-feira (13), Bolsonaro anunciou o general Braga Netto à frente do Ministério da Casa Civil.
Em entrevista ao jornal O Globo, Olavo disse afirmou que “tem que encher de militar” e que a participação do exército é fundamental na vida do país.
“Eu fico feliz com a participação do Exército na vida política e social porque o Exército brasileiro, ao contrário do norte-americano, não tem presença na sociedade”, disse. “Eles vivem encostadinhos no canto deles e viram pessoas tímidas. Agora os militares estão presentes, estão participando da vida social. Acho ótimo, tem que colocar mais militar, encher de militar”.
O escritor, considerado guru do presidente Jair Bolsonaro e parte de seus ministros, disse que “um cara do Exército num cargo qualquer” não está exercendo função militar.
O escritor usou os Estados Unidos, onde vive, como exemplo: “Aqui todos os presidentes e todos os ministros têm carreira militar”.