O PSDB está na lista dos partidos que mais aderiram aos projetos do governo de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados em 2019. Em primeiro e segundo lugar, estão o Podemos e o Patriota, seguido pelo próprio PSL, antiga sigla do presidente, e, por fim, o PSDB.
Ao todo, foram 13 as legendas que tiveram mais de 50% de aderência às pautas do governo. O partido tucano teve 81% de aderência, enquanto o Podemos fechou o ano com 92% e o Patriota com 90%. Além destes, PTB, PSC, MDB, DEM, Cidadania, PL, PSD, Novo e PP também se mostraram grandes apoiadores de Bolsonaro.
Dentre as pautas aprovadas na Câmara, sob o comando de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que precisaram do apoio das legendas estão a reforma da Previdência dos militares, a cessão onerosa, que divide os recursos dos leilões do pré-sal para estados e municípios, e o pacote anticrime.
São várias as tentativas de empurrar o PSDB para um lado ou para o outro dessa radicalização que vive o Brasil.
Não vão conseguir.
Nem direita, nem esquerda. Estamos do lado dos brasileiros. ??
— PSDB (@PSDBoficial) January 14, 2020
Levantamento do Congresso em Foco mostra que o PSDB também é uma das peças-chave do governo na Câmara para aprovar pautas neoliberais e conservadoras. Nas redes sociais, no entanto, o partido diz ter um posicionamento “nem de esquerda, nem de direita”.