Em comemoração aos 56 anos da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), celebrados neste mês, Salvador será sede da próxima reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE – Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal, que ocorre nesta sexta-feira, (31) a partir das 14 horas, no Novotel (Rio Vermelho).
De acordo com a procuradora Cristiane Guimarães, presidente da APEB, o encontro, que reúne os principais representantes dos entes federados dos procuradores, será um momento oportuno para debater, defender e assegurar importantes prerrogativas para a classe, o fortalecimento e os desafios da profissão, além de discussões para construção de cenários futuros da carreira, modelagens de gestão, e da interação comunicacional, que apresenta variações no ambiente organizacional de cada estado.
Já no sábado, 01º de fevereiro, a partir das 08 horas, acontece o “Seminário Advocacia Pública Inovadora”, que conta com palestra de abertura de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional, e o painel “Advocacia Pública: Futuro do Presente”. Participam deste colóquio os procuradores Cibele Andrade Pessoa de Freitas Titonel (BA), que discutirá o tema “Teletrabalho”; Bruno Cunha Costa (BA), que vai debater as “Habilidades para a (Nova) Advocacia Pública do Futuro”; e Marcello Terto (GO), que encerra o painel, abordando “Honorários e Outras Prerrogativas do Advogado Público”.
“Estamos entrando em uma mudança de era na qual a tecnologia permeia ainda mais o nosso cotidiano profissional. Nesse contexto, quais são as habilidades necessárias para o advogado público do futuro entregar cada dia mais valor, no desempenho de suas atividades?”, questiona o procurador Bruno Cunha Costa. Em sua palestra, ele vai abordar se os procuradores devem encarar a Era Digital, disruptiva, como ameaça ou aproveitar essas novas ferramentas como auxiliares para entregar mais valor à sociedade.
Durante o evento, será lançado o Prêmio de Inovação Joselita Cardoso Leão, que prestou relevantes serviços à classe, na função de ex-presidente e secretária-geral da APEB, entre 1998 a 2003, e procuradora-geral adjunta da PGE, com o objetivo de premiar as melhores ideias dos procuradores do estado da Bahia.
Para interação entre os procuradores locais e os representantes estaduais, haverá um almoço de confraternização no domingo, 02 de Fevereiro, integração cultural e participação em uma das maiores festas populares baianas, o Dia de Yemanjá.
Presentes no evento estão os procuradores Telmo Lemos Filho, presidente da ANAPE; Cristiane Guimarães, presidente da APEB; Vicente Martins Prata Braga, presidente da Associação do Ceará; Cláudio Cairo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da ANAPE; o procurador-geral Paulo Moreno Carvalho e a procuradora-geral adjunta Luciane Rosa Croda, como representantes da PGE Bahia; entre outros profissionais da advocacia pública, a exemplo do presidente da Associação dos Procuradores do Município de Salvador, Eduardo Hassan.
O evento é realizado pela APEB, em parceria com a Associação dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), a Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).