Os cientistas se perguntam sobre a origem e as consequências do misterioso vírus da família da SARS que se propaga rapidamente pela China, onde matou seis pessoas e infectou quase 300, e que já chegou à Tailândia, ao Japão e à Coreia do Sul.
O que é o coronavírus?
A agência de saúde da ONU aponta que o surto da doença na cidade de Wuhan, no centro da China, tem origem em uma cepa nunca vista, pertencente a uma grande família de vírus que inclui aqueles que causam desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS).
Segundo o chefe do Departamento de Epidemiologia do Instituto Pasteur em Paris, Arnaud Fontanet, a nova cepa é o sétimo tipo conhecido de coronavírus que os humanos podem contrair.
“Acreditamos que a fonte pode ter sido animais vendidos no mercado de peixes da cidade e, de lá, passou para a população humana”, disse à AFP.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que “uma fonte animal parece ser a origem primária mais provável (…) com uma transmissão limitada de pessoa para pessoa entre contatos próximos”.
O surto causa alarme, por seu vínculo com a SARS, que matou 349 pessoas na China continental e outras 299 em Hong Kong, no período 2002-2003.
Fontanet disse que a atual cepa viral é 80% geneticamente idêntica à SARS.