A companhia aérea mais pontual da América Latina, dizem muitos, a Copa Airlines inaugura nesta terça-feira (24) o voo Salvador-Panamá com direito a coquetel às 21h no aeroporto, de onde fará conexões imediatas com todo o Caribe, inclusive com Cuba e as demais ilhas.
A aeronave utilizada será o Boeing 737-800, com capacidade para 154 passageiros. Vale lembrar que o aeroporto da Cidade do Panamá é o hub da Copa Airlines – e, de lá, portanto, saem diariamente voos para vários destinos nas ilhas do Caribe, além de cidades dos Estados Unidos e outros países da América do Sul e Central.
Segundo o jornalista Walter Xéu, que é acostumado a viajar para Cuba, isso quer dizer que logo de saída Havana ficará mais próxima de Salvador cinco horas. Porque antes, para sair da Bahia para ir a Cuba um passageiro deveria embarcar para São Paulo, duas horas e meia de viagem, para depois voltar pois não havia voos diretos para o Pananamá.
A Copa Airlines pertence à norte-americana Continental e foi fundada justamente para driblar o embargo dos EUA contra a ilha.
O secretário de turismo da Bahia, José Alves, avalia que para o Estado é um ganho e tanto.