As festividades em homenagem ao Boi Estrela terão três dias de programação na Vila de Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Esse evento já faz parte do calendário turístico e cultural da região e será neste final de semana, desta sexta-feira (17) até domingo (19) de janeiro com debates, exposições, mostras e apresentações culturais, espetáculos, oficinas e o tradicional cortejo, que mobiliza a vila no domingo (19). Para quem não sabe, o Boi Estrela de Igatu foi criado em 2007, justamente durante as comemorações da Festa de São Sebastião, e se tornou tradição local.
De acordo com dados divulgados pelo site Guia Chapada Diamantina, essa tradicionalidade de 14 anos possibilitou a criação de programas de intercâmbio que agregam grupos, músicos, artistas e a comunidade. Os festejos também promovem a integração entre grupos e associações culturais, pontos de cultura, escolas públicas e instituições federais, por meio da participação de professores doutores, mestres, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O Boi Estrela busca contemplar todos os segmentos da comunidade de Igatu, incentivando a auto-organização e a criação coletiva dos textos, músicas, figurinos, adereços, alegorias e estandartes através de oficinas abertas à população local e visitantes. A produção conjunta de expressões artísticas do Boi Estrela de Igatu reconta a história da vila, interage com necessidades contemporâneas, incluindo em seus contextos temas relacionados ao reconhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
No cortejo do Boi Estrela de Igatu, cabe todo o imaginário da cultura popular: santerias, encantados, cangaceiros, rezadeiras, raizeiros, orixás, bichos fantásticos, personagens indígenas e afro-brasileiros.