A Prefeitura de Alagoinhas promoveu nesta última quarta-feira (15), um encontro entre gestores das unidades de ensino. Com foco no avanço dos índices de aprendizagem e no fortalecimento das práticas pedagógicas, além da redução da evasão escolar e no planejamento didático-pedagógico para 2020.
Reunidos com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), os diretores escolares compartilharam desafios, identificaram potencialidades do ensino nas escolas e discutiram estratégias para transformar o ensino da leitura e da escrita em atividades promissoras e estimulantes, entre os alunos.
O tema gerador das práticas em sala de aula para toda a rede, este ano, será “Formação Leitora: portal para aprendizagens e descobertas”. Segundo o secretário municipal de educação, Jean Afonso, além de atual e necessário, o tema dialoga com programas em andamento dos quais o município participa, como o Educar pra Valer, o Educar com Você e o Aprova Alagoinhas, em uma linha contínua de trabalho para a construção de uma base sólida de aprendizagem.
Ainda de acordo com o gestor da pasta, o contato direto, a aproximação e interação entre os profissionais – que a SEDUC tem buscado, com a realização de encontros – refletem o comprometimento com que a gestão encara os avanços na área educacional.
A subsecretária da pasta, Keite Lima, e a diretora pedagógica, Suyane Cristina, também participaram do encontro, com contribuições para o debate em Educação.
De acordo com a SEDUC, seminários didáticos serão realizados trimestralmente, e uma Mostra de Leitura está prevista, com todas as unidades escolares, para o segundo semestre deste ano. O diferencial, em relação a 2019, é a autonomia para o trabalho que será desenvolvido em cada escola, a partir do tema gerador. Este ano, cada unidade de ensino desenvolverá a sua proposta de formação leitora, respeitando a particularidade do contexto em que está inserida. O cronograma de ações da Secretaria foi apresentado aos gestores escolares, que receberão da SEDUC o caderno de orientação pedagógica.