Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, surgiu a informação que o vereador de Itabuna, Guinho (PDT) estaria muito perto de ser expulso do seu partido. Ele teria entrado em rota de colisão com o pré-candidato a prefeito, Mangabeira (PDT) e desde 2018 que estão trocando farpas.
O conselho de ética do partido foi acionado para analisar a situação do vereador, o parecer poderá ser apresentado nos próximos dias. O site diz que existe gente do PDT que defende que o partido acione a justiça contra o vereador.
A reportagem do site afirmou na matéria, que mantiveram contato com Marco Wense, membro histórico do PDT, que comentou a situação: “Guinho vai sair do PDT pela janela partidária. O partido não pode ter dois candidatos a prefeito. Não existe mais o instituto da sublegenda. Como ele quer disputar a sucessão de Fernando Gomes, o caminho é procurar outro abrigo partidário. O edil vem conversando com várias legendas. Sigla é o que não falta.”
O vereador confirmou que foi informado sobre a medida: “Recebi uma ligação de uma pessoa da cúpula do partido pedindo para solicitar a desfiliação do PDT, para evitar essa disputa na justiça”.