O esporte é uma das ferramentas de inclusão social muito importante. Mais do que uma atividade física, é um fator de qualidade de vida que motiva pessoas de todas as idades. As famílias vêem no esporte uma forma de entreter e ocupar a mente de crianças e adolescentes, e sabendo disso a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – Sesla, desenvolveu o projeto “Esporte, Lazer e Ação Formando Cidadãos”, para os candeenses, com intuito de incentivar a prática de esporte no município.
Mais de 800 crianças, adolescentes e adultos participam dos projetos esportivos, no Ginásio de Esporte Professor José Cardoso, oferecidos gratuitamente. Voleibol, handebol, basquete, futsal, ginástica, muay thai, capoeira, tae-kwon-do, karatê e jiu jitsu, são as modalidades esportivas disponíveis para os moradores do município.
O esporte que caiu nas graças do público, principalmente das crianças (6 a 13 anos), com 250 alunos inscritos, foi o futsal. Vale ressaltar que o projeto incentiva o estudo, uma vez que para participar é necessário ter boas notas e assiduidade. O boletim é consultado a cada ciclo da avaliação escolar.
Quatro atletas do vôlei, dois masculinos e dois femininos, que fazem parte do projeto, e que se destacaram pelo excelente desempenho no esporte, estão na Seleção Baiana de Voleibol.
As inscrições estão abertas e para fazer parte do projeto é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, atestado médico e boletim escolar.