Segundo a coluna Estadão, apesar do atual cenário de polarização política, direita e esquerda caminham para fechar uma importante aliança eleitoral no Nordeste: DEM e PDT devem compartilhar palanques nas eleições municipais deste ano em três capitais estratégicas: Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). O presidente nacional do Democratas e prefeito da capital baiana, ACM Neto, participou diretamente das costuras. A interlocutores, ele disse acreditar que a campanha eleitoral será focada em temas ligados à pauta das cidades, distante da nacionalização dos debates.
A parceria foi costurada em jantar em São Paulo no fim do ano passado entre Neto, Rodrigo Maia e Elmar Nascimento, pelo DEM, e Ciro Gomes, Carlos Lupi e André Figueiredo, pelo PDT.
Em Salvador, mesmo Neto tendo lançado seu vice, Bruno Reis (DEM), como candidato, o secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), ainda sonha com a prefeitura.
O movimento, segundo interlocutores dos dois partidos, é visto como uma tentativa para emplacar Prates como vice de Reis. De toda forma, os dois lados dão como certo que estarão juntos.
Indeciso. A oposição petista na capital baiana tem nove pré-candidatos.
No Rio, mesmo que o DEM lance Eduardo Paes e o PDT, Martha Rocha, a ideia é estar juntos no segundo turno.
Sem pressa. Apesar das tentativas do governador Camilo Santana (PT-CE), o mais provável é que o PDT do atual prefeito Roberto Cláudio continue aliado ao DEM, que hoje tem a vice-prefeitura na capital cearense. A decisão sairá nos 45 do segundo tempo. As informações são do Estadão.