“Na Antártica, a única certeza que temos é que o planejamento não será seguido”. Esta foi a fala de um dos oficiais da Estação Antártica Comandante Ferraz na manhã desta terça-feira (14) data prevista para a reinauguração do laboratório brasileiro na Península Antártica.
Segundo a revista Veja, a dificuldade é encontrar a janela meteorológica para o pouso da aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira, que precisa de visibilidade para aterrissar na base chilena, vizinha à brasileira. Alguns quilômetros de distância são suficientes para mudar completamente as condições meteorológicas.
Até o momento, as autoridades, como o vice-presidente Hamilton Mourão, não chegaram à base brasileira. A aeronave está tentando realizar o pouso há dois dias, sem sucesso.
Reinauguração adiada
Por isso, a solenidade de reinauguração da nova Estação Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, na Antártica, foi adiada para quarta-feira (15) devido ao mau tempo na base chilena Eduardo Frei.
O avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) que leva o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os ministros Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, e Fernando de Azevedo e Silva, da Defesa, retornou e não decolar do aeroporto de Punta Arenas, no Chile.