sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/SECOM/PMFS
Home / NOTÍCIAS / “Feira é uma cidade racista, homofóbica e preconceituosa”, acusa dirigente de Conselho
sábado 4 de janeiro de 2020 às 14:41h

“Feira é uma cidade racista, homofóbica e preconceituosa”, acusa dirigente de Conselho

NOTÍCIAS, REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA


“Feira é uma cidade racista, homofóbica e preconceituosa”. A avaliação é da presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana, Lourdes Santana. E a julgar pelo grande número de ocorrências registradas em 2019, ela tem razão.

Conforme os dados apresentados pelo Conselho e publicados pelo site O Protagonista, em 2019, ao todo, foram registradas cerca de 1.200 ocorrências, com denúncias que variam desde racismo praticado contra professores em sala de aula, em lojas e transportes coletivos e até mesmo espancamento de pessoas negras em eventos.

Esses números superam os do ano de 2018, quando cerca de 890 casos foram registrados – aumento de 35%. Segundo Lourdes Santana, justamente no mês de novembro, quando é celebrada a Consciência Negra no Brasil, foi um dos piores períodos neste aspecto. Cerca de 15 pessoas registraram ocorrências de racismo ou injúria racial neste mês.

O Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas é um órgão fiscalizador vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana. Dentre suas atribuições está a supervisão de ações realizadas no município, promoção de ações e palestras e o apoio a eventos ligados a cultura negra no município.

O Conselho também acolhe denúncias de crimes raciais e presta a assistência necessária para as vítimas, mediando conflitos e fazendo os encaminhamentos necessários para que os casos sejam levados à justiça. Além disso, é papel do conselho oferecer assistência na elaboração de projetos raciais e no fechamento de convênios em Fera de Santana.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!