A deputada estadual Fátima Nunes (PT) apresentou moções de aplauso para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, e a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis. A petista destacou o trabalho de ambos, respectivamente, pela promoção da 10ª Edição da Fenagro 2019 e pela campanha “Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas”, tema do Novembro Negro deste ano.
“A programação da Sepromi foi construída com a finalidade de comemorar as conquistas dos movimentos negros, mas principalmente, chamar a atenção da sociedade para a necessidade de criminalização do racismo”, disse Fátima, ressaltando que, “incentiva e apoia as lutas destes movimentos na consolidação de políticas públicas que garantam a manutenção de direitos já adquiridos”.
A parlamentar falou sobre a felicidade de participar dos eventos ligados ao Novembro Negro. “Parabenizo a essa grande companheira de luta, secretária Fabya Reis, que junto à sua equipe tornou o novembro negro palco de discussões e reflexões para manter e garantir todas as conquistas dos Movimentos Negros em tempos de retrocesso no nosso país”, concluiu.
“A 10ª Feira da Agricultura Familiar reveste-se de uma grandiosidade para nosso Estado”, disse ela, em alusão ao trabalho de Josias. “Nela estão representados os 27 Territórios de Identidade da Bahia”, explicou, lembrando que a feira “expôs cerca de três mil produtos representativos de todos os territórios. São esses produtos de extrema qualidade, produzidos nos quatro cantos da Bahia que abastecem às nossas mesas”.
“A Agricultura Familiar é uma das minhas principais bandeiras de luta”, lembrou a deputada que tem na região do município de Araçás um forte eleitorado.
.
“Por isso, participar desse grandioso evento me trouxe fortes emoções e lembranças. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem realizada pela SDR, por meio do seu gestor Josias Gomes, que selecionou valorosos companheiros e companheiras da agricultura familiar”. Ela fez questão de assinalar também a “importante assinatura de Acordo de Cooperação entre a SDR e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO)”. finalizou Fátima.