O novo centro administrativo de Lauro de Freitas já está funcionando no mesmo local do novo Parque Shopping. Mas, o empreendimento ainda não foi inaugurada pela falta de espaço na agenda do governador da Bahia, Rui Costa (PT) conforme afirmou a prefeita da cidade, Moema Gramacho (PT).
Segundo fontes do #Acesse Política ligadas a gestão de Moema, o governador irá inaugurar o Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) entre janeiro e fevereiro de 2020.
Quando fala do empreendimento, a prefeita Moema faz questão de destacar que o espaço foi todo construído pelo empreendimento Parque Shopping, que fica na Estrada do Coco, como uma contrapartida legal.
Todas as secretarias municipais que funcionavam em prédios alugados estão sendo relocadas para o CALF, permitindo economias com o aluguel dos espaços, além da sinergia própria de um prédio único. Só não serão realojadas as secretarias que já ocupam prédios próprios, como a de Infraestrutura e a de Serviços Públicos. No térreo foi instalado um “mini SAC”.
O Parque Shopping Bahia se prontificou a transferir os imóveis para a nova sede como contrapartida social pela liberação do empreendimento. A Lei das Contrapartidas Sociais foi modificada, anos atrás, por meio de emenda do então vereador Lula Maciel (PT) que atualmente é o secretário de governo do município, e do vereador Antônio Rosalvo (Republicanos). A lei foi criada para incluir os empreendimentos comerciais e industriais. Até então, só os residenciais eram obrigados a contribuir para a cidade.
“Esse centro administrativo é o primeiro de Lauro de Freitas. Tudo foi feito a partir da contrapartida para implantação do shopping. Inclusive, até a parte interna, de ar condicionado, divisória, tudo foi comprado pelo empreendimento”, ressaltou ao jornal A Tarde a chefe do Executivo municipal.