A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde realizou, na última semana, no Centro Especializado de Aprendizagem Alternativa Profissionalizante (CEAAP), a entrega de tablets para agentes comunitários. A partir de agora, os agentes comunitários de saúde vão contar com a ajuda da tecnologia para a realização dos trabalhos de campo em Pojuca e terão mais agilidade e segurança nas informações.
Os aparelhos estarão à disposição dos agentes que começarão o atendimento conectado, informatizando a coleta de dados durante as visitas aos cidadãos pelo Programa de Saúde da Família. Com os equipamentos, não será mais necessário o preenchimento de fichas em papel, o que dinamiza e dá mais qualidade ao serviço prestado.
O propósito é captar os dados e lançar direto para o Ministério da Saúde que através de transmissão de informações direta, economizará tempo e consequentemente, melhoria do trabalho a favor da população do município nas mais distantes localidades. Todos os dados do paciente estarão no sistema E-SUS, que é uma ferramenta gratuita e permitirá aos municípios brasileiros que suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mantenham prontuários eletrônicos com os dados de seus usuários. Com isso será possível reduzir o tempo de espera dos pacientes por atendimento.