Enquanto o PT mantém o mistério sobre qual será o nome para disputa da prefeitura de Salvador em 2020, cresce um clamor interno para que o escolhido faça parte da chamada bancada do feijão, formado por políticos e militantes negros.
Segundo a coluna Tempo Presente do jornal A Tarde, entre os nomes que buscam um lugar ao sol está o do deputado federal Valmir Assunção.
“Vivemos em uma cidade que tem 80% de sua população negra, e que nunca elegeu um prefeito negro. É importante ressaltar, em um país que é referência para muita gente, que é os Estados Unidos da América, eles já elegeram um presidente negro. E o interessante é que o próprio PT, o partido mais democrático, uma força social, um partido grande, em Salvador nunca teve um candidato negro”, pontuou o deputado.
Em seu terceiro mandato, o ex-secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do governo Wagner se coloca à disposição para representar a sigla em 2020.
“Se o PT achar que devo ser o nome, estarei à disposição para ser o candidato. Eu, enquanto militante negro, devo aproveitar a oportunidade para debater com a sociedade a importância do papel do negro na construção de Salvador e na reafirmação de uma política inclusiva para a cidade”, ressaltou Assunção.