A Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA reuniu as presidentes das comissões de Mediação das seccionais de Pernambuco e São Paulo, respectivamente Soraya Nunes e Ana Isoldi, para mais uma edição do Café CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem), que debateu a Mediação Empresarial. O evento aconteceu na sexta-feira (13), na Unifacs em Salvador.
O objetivo do evento foi levar algumas reflexões a respeito da mediação empresarial e a importância dos profissionais conhecerem como as empresas estão recebendo essa metodologia de resolução de conflitos. Além disso, o workshop buscou apresentar a necessidade dos advogados se capacitarem para atuar nesse segmento com as suas peculiaridades e os tipos de conflito que as empresas demandam.
De acordo com a presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA, Rosane Fagundes, a Mediação Privada desponta como uma grande oportunidade profissional para a advocacia. “As palestrantes apresentaram o cenário da Mediação, as novas perspectivas e como está o mercado para a atuação da advocacia”.
Soraya Nunes, da OAB-PE, frisou que o evento foi um momento de grande reflexão do profissional em relação à área e também serviu para apresentar como o empresário pode utilizar da mediação para resolver os conflitos entre os próprios colaboradores e com os clientes e fornecedores. “Apresentamos aqui uma visão em relação aos conflitos internos e externos das empresas”, disse.
Para Ana Isoldi, o evento valeu ainda para mostrar à classe a importância dos advogados e advogadas no instituto da Mediação. “Ressaltamos aqui o papel do advogado nesse trabalho, bem como a interação da advocacia com os mediadores”, concluiu.