O PDT da Bahia fez uma grande festa para a filiação partidária de várias lideranças populares e identitárias, na sexta-feira (13), em Salvador. O evento lotou o Centro de Cultura da Câmara Municipal e contou com a presença de diversas personalidades pedetistas. O deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT-Bahia, conduziu o evento de filiação, que começou no final da manhã e foi até o início da tarde.
O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, teve seu voo para Salvador atrasado e não conseguiu chegar a tempo para o ato de filiação e também foi cancelado o lançamento na cidade de seu livro-denúncia Um Golpe Contra os Trabalhadores. Lupi só conseguiu chegar ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 15h e foi recebido por uma comitiva do PDT, seguindo para reuniões políticas.
Félix Mendonaça fez questão de lembrar, em sua fala, que todo filiado é convocado, principalmente, a conhecer a ideologia do partido para melhor contribuir com a causa partidária.
“Quem chega ao PDT, não pode pensar que o faz apenas para disputar eleição ou exercer alguma militância. Quem chega ao PDT, precisa absorver os temas importantes de defesa deste partido, a filosofia do PDT”.
Também presente a ato de filiação, o vereador Odiosvaldo Vigas destacou a luta trabalhista do partido. “O livro de Lupi, aliás, retrata essa deformidade que é a reforma trabalhista. Estamos atravessando um período de terceirização de atividades várias, e o pior, da atividade-fim em áreas importantes como saúde e educação. Lutar contra isso é uma missão”, comentou o pedetista.
O secretário-geral do PDT-Bahia, Marcílio Menezes, disse que “o PDT é um partido que tem um passado de grandes líderes e lutas. Ao mesmo tempo, o PDT aponta para o futuro, sendo uma realidade para as próximas eleições municipais. Na Bahia, sob a liderança do deputado Félix Mendonça, temos avançado, feito o partido crescer. Importante destacar que o PDT luta por uma agenda de mudanças significativas para o Brasil, e é dever de cada filiado abraçar essa missão de construir um país diferente, inclusivo, próspero, comprometido com a educação e com os trabalhadores”.
Outras lideranças baianas do PDT presentes ao ato de filiação foram o deputado federal Alex Santana e o Presidente do Movimento Negro, Roberto Rodrigues, dentre outros. Anunciado como uma próxima filiação do PDT e já apontado como pré-candidato do partido à disputa pela prefeitura de Salvador, Léo Prates também participou de todo o evento de filiação. Ele é deputado estadual licenciado e atual secretário municipal da Saúde, em processo de desfiliação do DEM.