A CPI da Câmara que investiga o derramamento de óleo no Nordeste aprovou ontem requerimento para que seja realizada uma visita técnica ao Parque Nacional dos Abrolhos na Bahia, um dos mais importantes destinos turísticos para observação de baleias no mundo. De fato as autoridades confirmaram a presença de fragmento de óleo na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago.
No entanto, segundo a revista Veja, a diligência gerou chiadeira entre deputados do Novo. O deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO-SP), integrante da CPI, diz que ao menos outros 350 pontos da costa nordestina foram atingidos por manchas de óleo, em muitos casos bem maiores, em 110 cidades dos nove estados da região.
“Não estão fazendo requerimentos para visitar os mangues, as praias realmente atingidas com grande impacto. Esse requerimento está me parecendo mais turismo em Abrolhos do que para verificar o impacto ambiental lá. Sou absolutamente contra, é um desrespeito a CPI”, diz ele.
O requerimento para visitar Abrolhos é do deputado federal baiano Jorge Solla (PT). Apenas um outro no mesmo sentido, do deputado Herculano Passos (MDB-SP), presidente da Comissão, foi aprovado para visita técnica em Natal (RN).