segunda-feira 25 de novembro de 2024
Home / EVENTOS / Black Film Festival acontece pela primeira vez na América Latina
sexta-feira 6 de dezembro de 2019 às 12:35h

Black Film Festival acontece pela primeira vez na América Latina

EVENTOS, NOTÍCIAS


Pela primeira vez na América Latina, o Black Film Festival, evento internacional de cinema afrodescendente, chega à Salvador, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África. O lançamento do 1º Salvador Black Film Festival (SBFF) foi realizado na noite desta quinta-feira (5), no Espaço Cultural Barroquinha,e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.

O circuito que promove o intercâmbio da arte com protagonismo afro através do audiovisual contempla a exibição de filmes baianos, brasileiros e internacionais. Parte da verba arrecadada com a bilheteria será destinada para o fomento de projetos brasileiros no desenvolvimento de novos filmes ou séries.

O Salvador Black Film Festival é uma realização da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento já ocorre em algumas cidades do hemisfério norte, como Las Vegas e Montreal. Para o prefeito ACM Neto, a iniciativa impulsiona a capital baiana no circuito internacional do cinema negro.

“Tudo vem dentro dentro de uma estratégia e de um planejamento de trabalho que tem como objetivo estimular a cultura afro. Veja que na semana passada já havíamos lançado o nosso Plano de Ação do Turismo Étnico-Afro de Salvador. Agora anunciamos este festival. Além disso, existe a possibilidade de, no ano que vem, o novo Centro de Convenções de Salvador receber o AfroPunk, o maior evento de cultura negra do mundo. Isso mostra que estamos atento aos elementos e da influência da cultura africana em nossa cidade, com todo seu potencial criativo”, declarou ACM Neto.

O prefeito comemorou ainda o lançamento do filme “A Revolta dos Malês”, dirigido por Belisario Franca e Jeferson De e que tem o apoio da Prefeitura. “Fizemos questão de apoiar esse filme, que fará sucesso em todo o Brasil. Ele tem um caráter educativo importantíssimo, por isso queremos que os estudantes da rede municipal vejam. Ele aborda fatos significativos da história da Bahia e do Brasil”, salientou. “A Revolta dos Malês” terá estreia mundial às 20h de hoje (05), no Cinema Glauber Rocha.

Para o secretário Cláudio Tinoco, tanto o festival quanto o lançamento do filme busca integrar cultura e turismo. “Chegamos nesse momento com muitas coisas amadurecidas e construídas, como o Plano Étnico-Afro. Entra o festival trazendo o negro como protagonista não do como ator mas como produtor e diretor também. Além de implantar na cidade algo que possa consolidar Salvador como polo de produção audiovisual negro”, frisou.

Do mundo para Salvador

Na lista das 100 mulheres mais poderosas do Canadá e fundadora de oito festivais de sucesso no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti, Fabienne Colas, comentou satisfeita a sua associação à Giros Filmes, por meio da Zaza Produções, viabilizando a chegada do Black Film Festival no Brasil, em especial na capital baiana. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne e sua equipe possuem mais de duas décadas de experiência e sucesso em festivais.

O evento é filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival. A parceria entre a produtora Zaza e a Giros Filmes reunirá uma equipe com experiência única para construir e desenvolver um festival de sucesso, enquanto posiciona Salvador no circuito de festivais.

Desde 2005, todos os oito festivais combinados atraíram cerca de um milhão de espectadores, obtiveram ampla cobertura da mídia nacional e internacional, apoiou mais de dois mil artistas e recebeu convidados de alto gabarito como Harry Belafonte, Spike Lee, Stedman Graham, Danny Glover, Tarana Burke, Martin Luther King III, Dany Laferrière, Wyclef Jean, Alfre Woodard, P.K. Subban, Isaiah Washington, Louie Gossett Jr., Jennifer Holness, Clement Virgo, Souleymane Cissé e muitos outros.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!