Uma série de serviços do Ministério Público da Bahia (MP-BA) será disponibilizada à população de Salvador na próxima quarta-feira (11) na Estação da Lapa. Promotores de Justiça e servidores do órgão participarão de mais uma edição do projeto ‘MP Cidadania’, que será realizada a partir das 8h com a presença da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e do coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP-BA, promotor de Justiça José Renato Oliva.
O evento abre a programação da ‘Semana do Ministério Público 2019’, que vai até o dia 13, com o tema ‘410 anos de avanços e desafios’. Serão realizados, das 9h às 17h, reconhecimentos de paternidade, acordos de alimentos, solicitação de segundas vias de certidão de nascimento, de casamento e de óbito, orientação e encaminhamento jurídicos e recebimento de denúncias. Os cidadãos também receberão orientação e atendimento básicos de saúde, inclusive bucal, com aferição de pressão arterial, níveis de glicemia, peso e altura.
Nos dias 12 e 13, procuradores e promotores de Justiça estarão reunidos para participar das atividades da ‘Semana do Ministério Público 2019’. Dia 12, as palestras abordarão os temas ‘Novas perspectivas para os direitos humanos: interesse público e os desacordos morais razoáveis’, ‘Inteligência e investigação: a sistemática de trabalho da CSI e do Gaeco’, ‘Combate à exploração sexual’ e ‘Acolhimento institucional’. Dia 13, o encerramento da Semana do MPo será marcado pela entrega do prêmio ‘Executor Destaque’ aos integrantes da instituição envolvidos na execução de programas e projetos estratégicos e reconhecidos pela gestão de excelência. Este ano, a ‘Semana do MP’ conta com o patrocínio da Editora Fórum, Ferbasa, Bracell, Bahiagás e Oi, além do apoio institucional da Fundação José Silveira.