quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Conselhos de Ética da Câmara e Senado voltam a focar nos filhos de Bolsonaro
segunda-feira 2 de dezembro de 2019 às 07:37h

Conselhos de Ética da Câmara e Senado voltam a focar nos filhos de Bolsonaro

POLÍTICA


O senador Flávio, de 38 anos, e o deputado federal Eduardo, de 35 anos – continuam a causar problemas ao pai.

Os dois passaram a responder a investigações judiciais por malfeitos e processos por deslizes éticos: o mais velho pode ser condenado por crime de improbidade administrativa por suspeita de ter contratado funcionários fantasmas, enquanto o mais novo pode até perder o mandato de deputado por ter dito que “se a esquerda brasileira radicalizar, pode vir um novo AI-5”.

Seria uma resposta das instituições (Ministério Público e Conselho de Ética da Câmara). O Conselho de Ética da Câmara abriu na última semana dois processos contra Eduardo Bolsonaro, que podem acabar em cassação de mandato. No caso de sua inadequada frase sobre o AI-5, a cassação de Eduardo foi pedida pelo PT, PSol e PCdoB, configurando a acusação como abuso de prerrogativas concedidas a parlamentares. Os deputados da oposição afirmam que ao pregar o retorno do AI-5, Eduardo defende o fechamento do Congresso, do STF e das instituições democráticas. Quando vigorou, no regime militar, o instrumento foi responsável por cassações de mandatos, prisões, torturas e mortes de opositores. A Câmara terá 90 dias para decidir qual a punição será imposta a ele: censura verbal ou escrita, suspensão ou perda do mandato.

Em outro processo que pode levar à punição do filho do presidente, a Comissão de Ética vai analisar sua conduta por suposta quebra de decoro parlamentar ao praticar “o linchamento virtual” da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Durante a briga dos dois pela liderança do partido na Câmara, Eduardo teria agredido Joice em uma intensa “campanha difamatória e injuriosa pela Internet”. Entre outras coisas, Eduardo é acusado de publicar imagens da deputada afirmando que ela era “mais falsa do que uma nota de R$ 3”. Na quarta-feira 27, o PSL suspendeu o deputado por um ano, encaminhando o processo de sua expulsão da legenda.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!