O presidente do PSC na Bahia, Heber Santana, afirmou que pretende abrir conversas com outros pré-candidatos a governador da Bahia para encontrar uma chapa majoritária que possa abrigar a pré-candidatura avulsa do deputado federal Irmão Lázaro ao Senado. O MDB, que aposta no nome do ex-ministro João Santana para comandar o Executivo estadual, está entre as possibilidades da legenda.
A posição do partido em procurar outras legendas que possam viabilizar a participação do social-cristão na disputa foi formalizada em encontro estadual no último sábado (7). Nele, a sigla rejeitou o convite do pré-candidato ao governo, Zé Ronaldo (DEM), para ter Lázaro na vice e manteve o pastor concorrendo à Câmara Alta. Apesar de ponderar que uma futura aliança com o democrata não está descartada, Heber disse que vai retomar as negociações com agremiações interessadas em apoiar o pastor.
“Nós vamos agora retomar as conversas com outros partidos, que estavam paradas porque nossa prioridade era estar com Zé Ronaldo. O MDB, por exemplo, já demonstrou publicamente que gostaria de ter Lázaro na chapa. Nós poderemos, eventualmente, evoluir para uma aliança com o partido para ter Lázaro como candidato ao Senado na chapa. Mas vamos conversar também com partidos que não têm pré-candidatos em disputas majoritárias. Como a decisão de manter Lázaro é recente, porque foi tomada no último sábado, vamos intensificando as negociações nos próximos dias”, explicou Heber, em entrevista ao Bahia Notícias na segunda-feira (8).
Procurado pelo portal, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) confirmou o interesse em uma possível composição com o pastor. No entanto, ponderou que só vai começar as tratativas quando for comunicado oficialmente pelo PSC do fim das negociações com Zé Ronaldo. O parlamentar ainda aproveitou para alfinetar o grupo ligado ao ex-prefeito de Feira de Santana, que mantém os convites para colocar Lázaro na vice, mesmo com o pastor e o PSC não aceitando.
“Se por um acaso alguma chapa não der o valor que o Irmão Lázaro tem, no MDB nós damos esse valor. Teremos o maior prazer em conversar com o PSC, com Heber, com Lázaro, para saber de que forma podemos fazer uma parceria. Se efetivamente o Irmão Lázaro ou PSC declarar que encerraram-se as conversas, sentaremos à mesa com o maior prazer. A gente não atrapalha namoro e nem casamento de ninguém. Espero oficialmente Irmão Lázaro dizer que não namora mais os democratas. A partir daí, começaremos a flertar, a namorar e quem sabe até casar”, declarou Lúcio.
Ainda segundo Heber, o partido espera que o impasse com Zé Ronaldo seja resolvido logo, antes do período das convenções partidárias, que termina no dia 5 de agosto. “Enquanto Zé Ronaldo não tem essa definição, seguiremos com a pré-candidatura de Lázaro. Não vamos esperar mais”, reiterou.
Por Bruno Luiz