terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / O plano B de Bolsonaro para criar seu partido a tempo das eleições
segunda-feira 25 de novembro de 2019 às 11:25h

O plano B de Bolsonaro para criar seu partido a tempo das eleições

DESTAQUE, POLÍTICA


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar nesta terça-feira (26) a proposta de Jair Bolsonaro para usar a coleta digital de assinaturas na busca de filiados ao seu novo partido, o Aliança Pelo Brasil.

A estratégia jurídica do presidente, liderada pela advogada Karina Kufa, passa por um ponto importante do parecer do procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques.

O procurador se manifestou contra a coleta digital de assinaturas, caminho preferido do partido, mas deixou no ar o reconhecimento de firma em cartório como possibilidade.

“Tabeliães possuem fé pública no reconhecimento das firmas. A três porque tal ato cartorário prévio desonera os servidores da Justiça Eleitoral de uma segunda operação de conferência ante a já procedida pelo tabelionato”, registrou Jacques segundo a coluna Radar da revista Veja.

A partir dessa ponderação, a publicação diz que se Bolsonaro não conseguir liberar a coleta digital de assinaturas, o time do presidente vai atuar para poder utilizar cartórios no recolhimento das assinaturas. A ideia será utilizar serviços de reconhecimento de firma dos cartórios já disponibilizados a grandes empresas.

“Quando uma grande empresa precisa realizar a coleta em massa das firmas dos seus funcionários, o cartório monta um posto avançado na empresa e faz o serviço no local. Por que a gente não pode usar essa ideia? Podemos montar postos de cartórios na Avenida Paulista em dia de ato, por exemplo, realizando esse trabalho com rapidez”, diz um interlocutor do novo partido de Bolsonaro.

A ideia dos bolsonaristas estaria em chamar um grande ato para um domingo em todo o país e nesses eventos coletar todas as assinaturas a partir do reconhecimento de firma, o que eliminaria o processo longo e burocrático de validação do TSE, assinatura por assinatura.

Como se sabe, para estar apto a participar das eleições de 2020, o partido de Bolsonaro precisa estar formalmente registrado junto ao TSE até abril, seis meses antes do pleito. Para criar seu partido, Bolsonaro precisa de 491.967 assinaturas coletadas em ao menos nove estados.

Veja também

“Insatisfação” e “críticas ao governo” motivaram saída de secretário estadual; saiba bastidores

A entrega da carta com o pedido para deixar a Secretaria de Administração Penitenciária da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas