A deputada Jusmari Oliveira (PSD) está propondo que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) crie um novo prêmio: o Osório Alves de Castro, a ser concedido anualmente a três escritores baianos selecionados pela Comissão de Educação da AL-BA. A honraria, entregue sempre no dia 17 de abril, aniversário de Osório de Castro, será composta por uma placa e tiragem de mil exemplares de cada título a ser impresso pelo Legislativo. Quem for premiado pelo conjunto da obra terá um dos seus livros reimpresso.
O Prêmio Osório Alves de Castro tem duas grandes finalidades, explicou a parlamentar. A primeira delas é “manter vivo o nome de um dos maiores escritores da Bahia”, nascido no Oeste baiano, na cidade de Santa Maria da Vitória. Segundo Jusmari, ele deixou como legado “uma das obras mais originais da literatura brasileira, principalmente com o livro Porto Calendário”, que ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 1961.
A outra finalidade, ressalta a pessedista, é “valorizar aqueles que enfrentam todas as adversidades, as incompreensões, vencem os obstáculos e se dedicam a escrever poesia, romance, contos ou outras formas de literatura, e que precisam contar com o estímulo da Casa Legislativa”.
O projeto de resolução, considera Jusmari Oliveira, “nada mais é do que a busca da luz das palavras para iluminar o presente e o futuro, sendo também um instrumento para incentivar a juventude a não tirar os olhos do farol das letras que nos conduz ao conhecimento”.