Nesta quarta-feira (20) é celebrado o Dia do Auditor Interno. A comemoração surgiu em homenagem à fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, em 1960. No Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o setor é representado pela Coordenadoria de Auditoria Interna (Coaud), que conta com mais três seções: Governança e Gestão Organizacional (Seago); Licitações e Contratos (Sealic); e Pessoal (Seape), atuando através de uma abordagem sistemática para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
A atividade de auditoria interna do TRE-BA é norteada pela Resolução Administrativa do TRE-BA nº 6, de 4 maio de 2015 e pela Resolução do CNJ nº 171/2013. Um dos objetivos da auditoria interna é contribuir, em parceria com as unidades administrativas e jurisdicionais do tribunal, para a melhoria da eficiência e eficácia dos processos de trabalho, com vistas ao alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos.
De acordo com a coordenadora de Auditoria Interna, Catiuscia Abreu, o auditor, muitas vezes, é visto como aquele que só aponta os erros, que vem para sancionar ou punir, mas não é verdade. “Queremos deixar claro que nosso trabalho visa à melhoria do processo e, dessa forma, contribui para uma prestação de serviço mais eficiente”.
Além da coordenadora, a equipe de auditores internos do TRE-BA é composta pelos servidores: Ricardo Catharino, chefe da Seago; Andréa Argôlo; Arlete Carvalho; Geraldo Moura; Mariana Mascarenhas; Danielle Oliveira, chefe da Sealic; Antônio Fernando Paixão; Eduardo Oliveira; Záide Ayres, chefe da Seape; Camille Bastos, Ricardo Mascarenhas e Zulene Alves. Integram ainda a equipe os estagiários: Franklin Silva (Coaud); Nilton Lourival Filho e Mateus Silva (SEAGO); e Taís Pinheiro (Seape).