Em 17 anos de funcionamento, 7.405 pacientes já passaram pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) de Vitória da Conquista receberam atendimento e acompanhamento multiprofissional. Para comemorar, o serviço celebrou a data, na última quinta-feira (31), com pacientes, funcionários, familiares e amigos.
“Minha vida mudou muito através do Caps. Há mais ou menos cinco anos, eu decidi mudar de vida com o incentivo da psicóloga Suzi Keila. O Caps me ofereceu um ambiente de acolhimento muito fundamental para minha mudança e me forneceu instrumentos que me fizeram parar de usar qualquer substância. Em cinco anos, eu não tive nenhuma recaída”, conta Murilo Cordeiro (44), paciente do serviço desde 2012.
Atualmente, são 1340 pacientes ativos no serviço que lida com o constante desafio de cuidar das pessoas em sofrimento. “É muito difícil as pessoas confiarem as suas fragilidades a alguém e aqui nós temos isso, essa confiança com os usuários. Há 17 anos, o serviço trabalha dessa forma, acolhendo as pessoas respeitando as suas histórias, ofertando para elas a melhor forma de cuidado possível”, destaca Aracely Schettine, gerente do CAPS AD III.
Além do cuidado com os pacientes, os familiares que acompanham de perto o tratamento também são cuidados pelo serviço, como é a história de Dona Antônia Ribeiro. Ela acompanha o tratamento do filho Carlos André, que está no serviço há quatro anos. “Graças a Deus está sendo muito bom. Eu não tenho do que reclamar. Foi aqui que eu também encontrei o apoio pra seguir na luta porque ele depende de mim pra tudo. Ele gostou muito daqui. Se deixar, ele vem todo dia”, conta ela.
A confraternização contou com um café da manhã, dinâmicas, sorteios e um bolo de aniversário. “Todo dia, se nós pudéssemos, faríamos uma festa, porque cada dia vencido é muito importante para todos nós aqui. Precisamos comemorar com eles, porque eles são a alma do nosso serviço”, finaliza a gerente.