sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Deputados levam proposta de Fundo do Idoso ao governo do estado
sábado 2 de novembro de 2019 às 08:33h

Deputados levam proposta de Fundo do Idoso ao governo do estado

POLÍTICA


Abrindo o diálogo com o governo do estadual, visando viabilizar a proposta da criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, uma comissão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se reuniram nesta semana com o Secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

A reunião com o secretário deu sequência às decisões adotadas em audiência pública, realizada no dia 09 passado na AL-BA, proposta pelo deputado Zé Raimundo, com a efetiva participação das Comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Promoção da Igualdade Social; Direitos Humanos e Desenvolvimento social; da Frente Parlamentar do Idoso, além da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e do Conselho Estadual do Idoso.

Após ouvir da comissão os argumentos que norteiam a proposta, o Secretário se manifestou receptivo e se comprometeu a discutir com a Casa Civil, destacando um de seus assessores para tratar do assunto e encaminhar um Projeto de Lei sobre o tema. O grupo de deputados foi composto pelos presidentes das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Zé Raimundo; Direitos Humanos e Segurança Pública, Neusa Cadore; e Promoção da Igualdade, Fátima Nunes.

De acordo com o deputado Zé Raimundo, além de não criar despesas, o Fundo da Pessoa Idosa servirá para captação de recursos federais e doações de pessoas físicas e jurídicas, com dedução no Imposto de Renda. “Estamos mantendo conversas com representantes de diversas instâncias do governo para mostrar que, na verdade, se não criarmos o fundo perderemos a oportunidade de levantar recursos para implementar programas e ações na área social, especialmente voltados para a pessoa idosa”, explicou o deputado. Disse, ainda, que na crise que o país atravessa, com cortes de programas sociais por parte do Governo Federal, é preciso buscar outras fontes de financiamento.

A iniciativa de diálogo com integrantes do Poder Executivo é considerada fundamental, segundo o grupo que esteve com Manoel Vitório, uma vez que sendo apresentado por deputados, a proposta se esbarra nos entraves impostos pelas Constituições Federal e Estadual, que vedam aos parlamentares a possibilidade de apresentarem projeto que alterem a estrutura administrativa e criem qualquer despesa para o Poder Executivo. Todos saíram satisfeitos e animados pela forma como foram recebidos e pela sensibilidade que perceberam no Secretario da Fazenda.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!