domingo 24 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Lula defende candidaturas próprias nas eleições municipais
segunda-feira 28 de outubro de 2019 às 08:57h

Lula defende candidaturas próprias nas eleições municipais

POLÍTICA


Conforme reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria na contramão de parte expressiva do PT que quer uma frente de esquerda com espaço para aliados, já Lula quer que o partido lance candidaturas próprias a prefeito no ano que vem.

O ex-presidente articula a estratégia da legenda nas eleições municipais enquanto aguarda as decisões da Justiça que podem tirá-lo da prisão.

Além de tentar recuperar o espaço que a sigla perdeu nos últimos anos, Lula busca transformar a disputa eleitoral em uma espécie de “plebiscito” sobre o governo Bolsonaro.

O ex-presidente quer a nacionalização da disputa, mesmo que tradicionalmente as campanhas municipais focarem nos problemas locais.

As orientações do ex-presidente são passadas em conversas com quem o visita na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado, e ainda em entrevistas à imprensa.

Depois de perder a eleição para a Presidência da República, o PT enxerga na eleição municipal um desafio para não reduzir ainda mais a força do partido no país. Em 2016, o partido ganhou em 256 cidades, número menor do que o de 2012, quando levou o comando de 375 prefeituras.

Atualmente, os petistas não comandam nenhuma capital. Lula defende que a legenda precisa apostar em nomes próprios em quantas cidades for possível, especialmente nas capitais do país.

Veja também

Plano de Cid Gomes para voltar ao governo do Ceará está por trás de rompimento com PT

O senador Cid Gomes (PSB-CE) tem um novo objetivo político: voltar ao governo do Ceará, Estado que administrou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!