quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Antonio Queiroz
Home / POLÍTICA / Comissões na Câmara de Salvador discutem sobre o Estatuto da Igualdade Racial
quarta-feira 23 de outubro de 2019 às 17:19h

Comissões na Câmara de Salvador discutem sobre o Estatuto da Igualdade Racial

POLÍTICA


A Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador se reuniram na tarde desta quarta-feira (23), com integrantes da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). A atividade realizada na Sala Vereador Antônio Lima foi dirigida pelo vereador Moisés Rocha (PT), presidente do colegiado.

Na oportunidade, os advogados Júlio Vilela e Adalice Gonçalves sugeriram a criação de uma cartilha educativa sobre o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, aprovado pela Câmara em maio deste ano.

Conforme Júlio Vilela, o objetivo é fazer com que a lei sancionada pelo prefeito ACM Neto circule nas escolas municipais e na OAB, entre os operadores do Direito. “Nossa proposta é criar maior acessibilidade na interpretação dos artigos do Estatuto e apresentar à sociedade civil organizada, porque ainda existe dificuldade de entendimento”, explicou. Segundo a advogada Adalice Gonçalves, “a OAB também precisa estar preparada e identificar condutas racistas, acolhendo as denúncias de forma mais efetiva”.

Outra reunião será agendada para traçar o esboço da ação do ponto de vista técnico.

Contribuição

Os vereadores que integram a Comissão de Reparação parabenizaram os advogados pela iniciativa e se comprometeram em discutir meios de colocar a proposta em prática. Por conta do final do ano letivo, o vereador Sílvio Humberto (PSB) sugeriu que a ação seja discutida em novembro com foco para o próximo ano. “O objetivo é contribuir para que o Estatuto da Igualdade chegue na ponta e não seja apenas um conjunto de leis”, salientou.
Moisés Rocha agradeceu os advogados pela proposta apresentada e a oportunidade do trabalho conjunto. “Obrigado pela contribuição e vamos nos empenhar nessa luta”, afirmou.

Os vereadores Demetrio Oliveira (DEM) e Marcos Mendes (PSOL) também participaram da reunião.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!