A partir de uma iniciativa da Prefeitura de Jequié, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié, ACIJ, uma audiência de apresentação do projeto de decoração e iluminação natalina de 2019. Na ocasião, estiveram presentes representantes e dirigentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié, CDL, e da Associação Comercial e Industrial de Jequié.
Com o tema ‘Natal em Jequié: Tempo de Alegria’, detalhado no encontro pelo diretor de Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo, Benedito Freire Sena, as celebrações natalinas pretendem elevar a autoestima dos jequieenses e visitantes, em tempos de recessão econômica no país, aproveitando das festividades de final de ano para estimular o espírito natalino nos cidadãos, colaborando, ainda, para o aquecimento da economia local, considerando o município de Jequié enquanto polo regional.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jequié, Mateus Ribeiro Azevedo, a iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo é muito importante, porque socializa a intenção do poder público, entretanto, defende maior antecedência possível na execução do projeto, no sentido de deixar a cidade no clima natalino, ainda no mês de novembro. Já Antônio Triffino de Almeida Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié, o projeto natalino apresentado pela Prefeitura de Jequié é um dos mais bonitos vistos nos últimos anos e, certamente, os lojistas deverão agregar positivamente ao decorar suas lojas já na primeira quinzena do mês de novembro. O presidente da CDL reiterou, ainda, a necessidade de antecedência na entrega da decoração.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a Secretaria de Administração deverá publicar, nos próximos dias, o edital de licitação que definirá a empresa vencedora do certame público com vistas à execução do projeto de decoração e iluminação temática, focada na Praça Rui Barbosa, e principais ruas do entorno, na medida da disponibilidade financeira. Ainda, segundo o secretário, apesar da desidratação fiscal pela qual atravessa o país, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, garantirá a tradicional celebração natalina. O natal em Jequié terá como princípios a integração da sociedade civil em torno do brilho das luzes e alegorias, além do clima de união e solidariedade que o momento sugere.