sábado 27 de abril de 2024
Home / JUSTIÇA / TSE institui Comissão Gestora de Política de Gênero
sábado 12 de outubro de 2019 às 17:35h

TSE institui Comissão Gestora de Política de Gênero

JUSTIÇA


Denominada TSE Mulheres, a comissão tem o objetivo de incentivar a participação feminina na política e na Justiça Eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, instituiu uma Comissão Gestora de Política de Gênero para atuar no planejamento e no acompanhamento de ações relacionadas ao incentivo à participação feminina na política e na Justiça Eleitoral. A Portaria TSE nº 791, que cria a Comissão, denominada TSE Mulheres, foi publicada na última sexta-feira (11).

A Comissão será coordenada pela chefe de Gabinete da Presidência do TSE, Renata Dalposso de Azevedo. A assessora-chefe de Gestão Estratégica e Socioambiental (Ages), Julianna Sant’Ana Sesconetto, foi nomeada coordenadora substituta do grupo, que também contará com a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Thayanne Fonseca Pirangi Soares; a assessora-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Joice Ribeiro da Rocha; a assessora-chefe da Assessoria Consultiva (Assec), Elaine Carneiro Batista; a assessora-chefe de Comunicação (Ascom), Ana Cristina Rosa; e a assessora-chefe substituta da Assessoria de Assuntos Internacionais (AIN), Fernanda Silva Pereira Motta Januzzi.

A ampliação da visibilidade de dados eleitorais e estatísticos pertinentes à participação feminina na política é uma das diretrizes de trabalho da Comissão TSE Mulheres. Além disso, cabe a ela fomentar o desenvolvimento de ações educacionais e de informação, como campanhas de conscientização, bem como estimular o desenvolvimento de redes de cooperação que promovam o diálogo sobre o tema com a sociedade e outras instituições.

O objetivo é fazer chegar aos mais diversos públicos e segmentos da sociedade, aos âmbitos público e privado – em especial a partidos políticos, candidatos e ocupantes de cargos eletivos, magistrados e servidores da Justiça Eleitoral –, a mensagem relativa à igualdade de gênero, sobretudo em relação ao exercício da cidadania por meio da participação democrática no cenário político.

Para alcançar essa meta, a Comissão TSE Mulheres poderá promover e divulgar estudos e pesquisas relativas à participação feminina na democracia, desenvolver materiais informativos, realizar eventos e ações educativas e ainda criar campanhas visando à valorização da igualdade de gênero. Também poderão ser construídas redes de cooperação por meio de parcerias com outras instituições.

Veja também

PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas