Consternou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal, o falecimento nesta última segunda-feirada (7) a ex-deputada Araguacy Fonseca Gonçalves da Silva, aos 104 anos, em sua residência no município de Senhor do Bonfim. Leal decretou luto oficial por três dias e se solidarizou com os filhos, netos e demais familiares “dessa líder política notável, uma mulher adiante do seu tempo, que foi vereadora, prefeita e deputada estadual – além de esposa e mãe de família exemplar”.
O deputado Nelson Leal “rogou a Deus” para que desse conforto a todos que tiveram o privilégio de conviver com esta “cidadã extraordinária que dedicou a sua energia à busca de melhorias nas condições de vida de sua gente, escrevendo o nome em maiúsculas na história de toda a região de Campo Formoso – especialmente no município de Antônio Gonçalves, que ajudou a emancipar e onde foi eleita como a sua primeira prefeita”.
Ele dedicou palavras especiais de conforto para o ex-deputado e ex-prefeito de Campo Formoso, José Santana, filho de “dona Araguacy e de quem herdou a vocação para a política e para servir aos conterrâneos na vida pública e também empresarial, ele que foi também um executivo da Ferbasa esse patrimônio empresarial e filantrópico de nosso Estado”.
Currículo
Araguacy Gonçalves nasceu em 19 de junho de 1915, se casou com Ulisses Gonçalves da Silva e teve três filhos, José Joaquim, César Augusto e Maria Ulyara. Formada em magistério em 1933 em Petrolina, começou a ensinar e dirigiu a escola Reunidas Ascitriano de Carvalho. Foi ainda inspetora e supervisora escolar na região de Senhor do Bonfim, e presidente da LBA em Campo Formoso, cidade onde criou a Associação de Amparo à Maternidade Infantil e o posto de Puericultura.
Ingressando na política partidária já em 1962 foi eleita vereadora em Campo Formoso pelo Partido Libertador, PL, quando se engajou na luta pela emancipação do distrito de Itinga da Serra, elevado à condição de município em 5 de julho 1962. No final do ano houve a eleição para a prefeitura da agora cidade de Antônio Gonçalves e ela venceu pelo Partido Social Democrático, (PSD), governando de 1963 até 1966. No ano seguinte se elegeu deputada estadual pela Arena, cumprindo o mandato até 1971, quando se retirou das disputadas eleitorais, mas mantendo forte presença na política regional até praticamente o final de sua longa e laboriosa vida.