Município de Alagoinhas pode comemorar o marco de ganhar uma das Regionais da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
A inauguração da 13ª Regional na última semana na cidade, é mais uma ação do avanço e prestígio que a Defensoria tem dado para o interior do estado, no processo de expansão da entidade. Só neste semestre foram inauguradas Regionais em Jequié e Camaçari, além da Regional em Irecê, marcada para o próximo dia 10.
“Com essa divisão, a Defensoria consegue administrar melhor tanto os recursos financeiros quanto os próprios recursos materiais. Assim, você otimiza essa distribuição na ponta, para quem nós prestamos nosso serviço”, explicou o coordenador de Regionais da DPE/BA, o defensor público Walter Fonseca, presente ao evento.
Agora, a 13ª Regional de Alagoinhas também ficará responsável pelo município de Esplanada. Anteriormente, estas duas cidades faziam parte da 1ª Regional, sediada em Feira de Santana.
“Esse desmembramento vai melhorar o atendimento à população não só aqui nesta região de Alagoinhas, como também auxilia a administração da 1ª Regional, que diminui o número de unidades defensorais sob sua responsabilidade, proporcionando uma melhor forma de organizar a administração nesses locais”, completou Walter Fonseca.
A coordenação da 13ª Regional ficará a cargo da defensora Camile Morais, que classificou a inauguração em Alagoinhas como “a realização de sonho” para o público ‘hiper necessitado’ que utiliza os serviços da Defensoria.
“Este é um sonho gestado por muitos de nós. A partir de agora, que cada defensor público seja um fio inquebrantável na costura de um manto protetor para a população. E que esse manto possa tirar a desesperança de todo e qualquer coração baiano, onde ele estiver. Espero contribuir da melhor forma para Alagoinhas, Esplanada e outras cidades que vieram para nossa Regional”, disse Camile Morais.
Ainda discursaram durante a cerimônia de inauguração da 13ª Regional a presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP-BA), Elaina Rosas; a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis; o juiz Murilo de Castro Oliveira; o secretário de Governo da Prefeitura de Alagoinhas, Gustavo Carmo; além do vereador Thor de Ninha, representando a Câmara Municipal.
Também estiveram presentes a coordenadora da Especializada da Curadoria Especial da DPE/BA, Mônica Aragão; os defensores Danilo Rodrigues, Juliane Andrade e Kamile Costa Alves, com atuação em Alagoinhas; a defensora Jamara Saldanha, que atua em Jacobina; além de diversas autoridades municipais e da região.