Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve nos últimos anos um aumento considerável de brasileiros que tiraram a própria vida, as causas são diversas, como a depressão, dificuldade em lidar com o outro, problemas financeiros, baixa autoestima e outros sintomas que acabam levando uma pessoa a cometer tal ato. Este assunto tão delicado, faz parte da campanha ‘Setembro Amarelo’, mês destinado a prevenção do suicídio.
“Os sintomas podem estar camuflados em pessoas que estão próximas a nós. Com um simples gesto podemos ajudá-las a evitar tomar uma atitude drástica como tirar a própria vida”, afirma a bibliotecária da Biblioteca Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal, Normaci Correia. O espaço está com uma ação voltada para a prevenção da depressão e suicídio até esta segunda-feira (30). As pessoas que visitarem o local podem conferir a estante de livros ‘Setembro Amarelo’, que conta com obras que enfatizam o apoio social, elevação da autoestima e da saúde da mente.
“Aqui na biblioteca estamos enfatizando esse tema, precisamos falar sobre isso, justamente para mostrar a importância de falar dele e de como podemos ajudar o outro”, diz Normaci, ela completa que quando uma pessoa estuda sobre esses assuntos, pode saber como ajudar o próximo e se ajudar também. A bibliotecária destaca a importância de saber ouvir o outro e buscar ajuda psicológica.
“É importante destacar seja qual for o ambiente para mostrar as pessoas que elas não estão só e que se sentirem necessidade de pedir ajuda que peçam, mesmo que não possam ajudar diretamente, mas só no ouvir a pessoa já pode dar um suporte”, orienta.
Para o concurseiro Amilton Nacimento, que frequenta a biblioteca para aprimorar os estudos, trabalhar está temática em um espaço público ajuda na conscientização. “Muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras, depressão e outras que são gatilhos para o suicídio, é importante falar sobre isso”, diz, Amilton aproveitou também para elogiar o trabalho da biblioteca. “ O espaço é espetacular que acaba influenciando crianças, adolescentes e adultos a pesquisarem e terem um crescimento cultural e intelectual”.
A biblioteca é aberta ao público e os livros podem ser adquiridos gratuitamente para leitura, além do espaço contar com acesso gratuito à internet.
Onde buscar ajuda
Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps). Funcionamento em horário comercial. Telefone: 71 3116-9440.
Centro de Valorização da Vida (CVV). Localizado na Rua do Bângala, nº 47 em Nazaré, Salvador. Telefone: 71 3322-4111 /141