O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou, nesta quarta-feira, 20, que a instituição está “municiada para enfrentar as fake news” nas eleições deste ano.
Fux participou de um seminário sobre o impacto social, político e econômico da propagação de notícias falsas. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), no hotel Royal Tulip, em Brasília. O presidente Michel Temer e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, também estão entre os presentes.
Segundo Fux, o TSE possui “iniciativas louváveis” para combater de forma preventiva as fake news e conta com apoio de diferentes segmentos.
Ele destacou que ontem foi elaborado um documento de colaboração com marqueteiros como forma de compromisso no combate às fake news, assim como foi feito com partidos políticos.
“Temos também atuando a área de inteligência do poder público e dos órgãos mais significativos. No campo repressivo, temos o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) e as plataformas agregadas a essa nossa estratégia de combate e de repressão”, listou Fux.
O presidente do TSE garantiu que as eleições no Brasil serão “exemplo de rigidez democrática, moralidade e de ética”.
“Eleição livre representa voto livre, livre de suborno e de corrupção, mas também livre da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, representam a ira de um candidato sobre o outro ao invés de relevar as suas próprias virtudes”, declarou.
Por Julia Lindner e Felipe Frazão