sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Candeias implanta ultrassom morfológica na rede municipal de saúde
terça-feira 24 de setembro de 2019 às 06:07h

Prefeitura de Candeias implanta ultrassom morfológica na rede municipal de saúde

NOTÍCIAS


A Prefeitura de Candeias, por meio da secretaria municipal de Saúde (Sesau), ampliou o serviço de ultrassom no município, que agora passou a contar com o serviço de ultrassom morfológico, fazendo de Candeias, a única cidade da micro região a oferecer esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame de ultrassom é um dos momentos mais aguardados pelas gestantes, que podem através do exame acompanhar o desenvolvimento do bebê. Pensando em proporcionar maior segurança aos pais e principalmente resultados mais precisos nos exames e análise da estrutura de formação do feto, a Sesau, implantou mais este equipamento para atender as gestantes do município.

O município preconiza todos os procedimentos proposto pelo Ministério da Saúde em relação à politica nacional de atenção para gestantes, garantindo assim toda assistência durante o ciclo de gestação, desde consultas de pré-natal  a todos os exames necessários.

Para a gestante, Nilzete de Jesus, a implantação deste serviço no município é uma conquista muito importante, pois nem todas as gravidas podem pagar pelo exame. “Nunca imaginei que já faria com três meses de gestação a ultrassom morfológica, ainda mais pelo Sus. Estou muito feliz com essa novidade aqui na minha cidade” comemora.

Segundo o médico ultrassonografista, Yuri Barroso, infelizmente, nem todas as gestantes realizam o ultrassom em tempo hábil, pois geralmente descobrem a gravidez com certo atraso. Por mais que o assunto seja bastante comentado, algumas pessoas não entendem a importância de acompanhar de perto a evolução da gravidez e só procuram um médico quando a gestação está bem avançada ou quando o parto está próximo.

Vale ressaltar que a ultrassom morfológica detecta má formação do feto com precisão em torno de 85% a 90%.  Ainda segundo o médico  o exame deverá ser realizado no primeiro trimestre durante a 11ª a 13ª semana de gestação e durante o segundo trimestre realizado entre a 20ª a 24 ª semana. “A morfológica não deve ser realizada fora do prazo, pois diminui a sensibilidade de detectar algum problema”, sinalizou o médico.

Para a marcação da USG Morfológica a paciente deve estar cadastrada em uma UBS ou PSF, onde será encaminhada para a central de marcação que agendará  o exame para ser realizado no Hospital Ouro Negro.

“Os exames de USG estão sendo realizados no município de segunda a sexta-feira e  já está sendo analisada a possibilidade de estender para outros horários, através de novos serviços e de  mutirões, inclusive aos sábados, já que a secretaria de saúde pretende dinamizar este serviço”  salientou Tiago Novais, Diretor do Departamento de Regulação do SUS.

 Grupo de Gestantes

Buscando acolher, informar e deixar o parto cada vez mais humanizado, a Secretaria de Saúde do Município segue desenvolvendo um trabalho voltado para as gestantes da cidade. A roda de gestantes promove grupos, onde as mulheres podem tirar suas dúvidas sobre gestação, parto e cuidados com o bebê. Os encontros ocorrem nas UBS, PSFs e Hospital Ouro Negro. A iniciativa faz parte da “Rede Cegonha” que orienta as grávidas.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!