sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Juliana Andrade
Home / POLÍTICA / Lídice da Mata recebe a mais alta honraria do Poder Legislativo da Bahia
quinta-feira 19 de setembro de 2019 às 20:18h

Lídice da Mata recebe a mais alta honraria do Poder Legislativo da Bahia

POLÍTICA


A deputada federal Lídice da Mata (PSB) recebeu a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 2 de Julho, em uma concorrida sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (19), no Plenário Orlando Spínola. A homenagem foi proposta pela deputada Fabíola Mansur (PSB).

A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), e teve na mesa, além da deputada proponente da honraria e da homenageada, a secretária estadual de Política para Mulheres, Juliete Palmeira, que representou o governador Rui Costa; a procuradora de Justiça Márcia Regina dos Santos Virgens, que representou a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Ediene Santos Lousado; o deputado federal Marcelo Nilo (PSB); o defensor público geral Rafson Saraiva Ximenes; o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; o ex-deputado federal e ex-secretário de Turismo, Domingos Leonelli; a coordenadora de proteção dos direitos da criança e do adolescente, Iara Farias, irmã da homenageada; a consulesa-geral de Cuba, Milena Zaldivar; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; a advogada e professora da Ufba, Cristiana Santos; Alberto Pita, representante do Cortejo Afro; o cantor Adelmário Coelho; João Jorge, do Olodum; a prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro; e o ex-deputado federal Bebeto Galvão (PSB).

Aplaudida por todos, Lídice da Mata adentrou ao plenário ao som do Cortejo Afro e foi acompanhada dos deputados Aderbal Caldas (PP), Júnior Muniz (PP), Jurandy Oliveira (PP), Marcelo Veiga (PSB) e Marquinho Viana (PSB).

Para Nelson Leal, que conviveu com a homenageada quando a socialista ainda era deputada estadual no Parlamento da Bahia, Fabíola Mansur tem histórico de acertar nas escolhas dos homenageados, mas “se superou” ao dirigir a honraria à ex-senadora. “Lídice reúne todas as qualidades necessárias para ser colocada como uma pessoa de exemplo na política. Sempre teve muita seriedade e cuidado com a coisa pública”, frisou o presidente, que leu mensagens enviadas por personalidades que foram convidadas, mas não puderam estar presentes por compromissos previamente firmados: as deputadas Ivana Bastos (PSD), Olívia Santana (PC do B) e Maria del Carmen (PT), o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, o vereador de Salvador pelo PSB, Sílvio Humberto, e Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.

Na tribuna do plenário, a deputada Fabíola Mansur enalteceu a história da correligionária, que já exerceu funções públicas como vereadora de Salvador, deputada estadual, deputada federal, prefeita de Salvador e senadora da República. “A Comenda 2 de Julho que este Legislativo concordou em conceder a Lídice da Mata significa mais que uma justa homenagem a uma ex-deputada estadual que honrou seus mandatos nessa Casa. Na verdade, é um reconhecimento da Assembleia à mulher que mais longe foi na política baiana em todos os tempos”, frisou.

Fabíola também chamou a atenção para as bandeiras com as quais Lídice sempre se engajou. “Em todos os seus mandatos, manteve a dimensão humana de sua personalidade e se coloca politicamente a serviço das crianças, da mulher, dos trabalhadores, dos jovens, dos negros, da comunidade LGBT e do povo de santo da Bahia”, listou a parlamentar.

Ao relembrar o período em que Lídice administrou a capital baiana, Fabíola Mansur mencionou programas e avanços conquistados na ocasião. “Cada realização de sua gestão significou uma vitória conquistada a ferro e fogo. E foi em meio aos ataques de toda ordem, políticos, pessoais e financeiros, que se criou o maior programa de assistência social da história de Salvador: o Programa Cidade Mãe. Através da fundação que leva o mesmo nome, a prefeitura foi capaz de dar dignidade e um futuro melhor aos jovens da época”, recordou a proponente da homenagem.

Lídice da Mata recebeu a Comenda 2 de Julho das mãos dos netos Raul e Isabel, das irmãs Iara e Nanci, e do irmão Henrique. Emocionada, a deputada federal agradeceu a honraria. “Como baiana nascida em Cachoeira e acolhida por Salvador, vejo na Comenda 2 de Julho um fortíssimo simbolismo que deu e continua dando significado à trajetória libertária do povo baiano. E que vem inspirando as minhas lutas políticas pela liberdade, pela igualdade e pelo socialismo”, disse.

Em seu discurso, enalteceu a luta que culminou na independência do Brasil na Bahia e também citou outras batalhas que ocorreram no Estado encampadas por escravos, homens negros livres, mestiços e brancos. A deputada listou a Federação dos Guanais, em 1832; a Revolta dos Malês, em 1835; e a Sabinada, em 1837. “Foram as mais importantes entre as centenas de rebeliões que aconteceram na Bahia ao longo do período imperial mesmo depois de proclamada a República, como foi o caso de Canudos e a Revolta da Chibata”, afirmou, resgatando a história para o grande público presente.

Lídice da Mata, ainda tratando da importância da comenda recebida, lembrou que o espírito libertário e igualitário do histórico 2 de Julho “mantêm-se no único desfile cívico do Brasil que tem como símbolos máximos, não um herói militar, mas os heróis anônimos dos combatentes populares simbolizados nas figuras do Caboclo e da Cabocla”.

“Hoje, além de lutar em defesa do Estado democrático de direito e das liberdades individuais, ameaçadas por forças autoritárias e obscurantistas que assumiram o poder nas últimas eleições, temos o compromisso de combater os problemas que fizeram do Brasil um dos países mais desiguais do mundo. E a desigualdade no Brasil tem como uma das suas principais causas a exclusão e a marginalização das populações indígenas e afrodescendentes brasileiras”, enfatizou.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!