Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) está internado em São Paulo, o vice, Hamilton Mourão, ficará como presidente da República em exercício por mais quatro dias, a partir desta sexta-feira (13), segundo o Palácio do Planalto. O prazo da substituição terminaria nesta quinta-feira (12).
A Presidência da República ainda não informou, no entanto, quais foram as razões para a permanência de Mourão no comando do país por mais tempo do que o estabelecido anteriormente.
No último domingo (8), Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia do abdômen. Essa foi a quarta intervenção relacionada ao atentado sofrido em Juiz de Fora (MG) no ano passado, durante campanha eleitoral. O procedimento durou aproximadamente cinco horas. A previsão de alta é de 10 dias após a cirurgia.
Boletim médico divulgado nesta quinta-feira (12) pela equipe do Hospital Vila Nova Star apontou que o presidente apresenta evolução clínica favorável, mas continua com a alimentação introduzida por meio de uma sonda nasogástrica. De acordo com o documento, ele está sem dor, sem febre e tem recuperado progressivamente os movimentos intestinais.