segunda-feira 25 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Prefeitura de Salvador obtém credenciamento de novas equipes de saúde para Atenção Básica
quinta-feira 12 de setembro de 2019 às 16:24h

Prefeitura de Salvador obtém credenciamento de novas equipes de saúde para Atenção Básica

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador obteve o credenciamento de 103 equipes de Saúde da Família e de 102 equipes de Saúde Bucal. A medida pleiteada junto ao Mistério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União, através da Portaria nº 2.287, de 02 de setembro de 2019, e garantirá que a capital baiana tenha um aporte de até R$ 1,3 milhão por mês em recursos federais para o custeio da Atenção Primária.

Atualmente, a rede soteropolitana possui 304 equipes de saúde da família e 249 odontológicas em funcionamento, entretanto, apenas 239 encontravam-se credenciadas no Governo Federal e. Por esse motivo, o custeio de 65 equipes formadas por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, além de 102 equipes de saúde bucal compostas por dentistas e auxiliares estavam sendo mantidos com recursos financeiros exclusivamente dos cofres públicos municipais.

O credenciamento das novas equipes juntamente com a convocação de cerca de 120 médicos aprovados no último Concurso Público, além da convocação de profissionais como odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal provenientes do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), demonstram os esforços da gestão para garantir a ampliação da oferta de serviços para população soteropolitana na Atenção Primária à Saúde, evitando a superlotação das UPAs e PAs. Somente essa semana, a Prefeitura convocou 59 aprovados no Concurso Público e no REDA.

“A convocação dos novos médicos e dos servidores de diversas áreas da saúde nos permitirá preencher as equipes que encontravam-se incompletas, bem como irá assegurar que os próximos postos inaugurados em nossa cidade sejam entregues com o quadro assistencial 100% consistido. Aliado a isso, também conseguimos a habilitação das equipes junto ao governo federal que trará um importante incremento ao setor da Atenção Primária à Saúde”, comemorou o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates.

Veja também

Chefe de Estado do Irã pede pena de morte para líderes de Israel

O líder supremo do Irã, apoiador dos militantes do Hamas e do Hezbollah na guerra …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!