O Projeto Têu Nascimento (PL 292/17), de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que prevê punição administrativa a estabelecimentos públicos e privados na capital baiana, além de agentes públicos, que discriminem LGBTs foi aprovado na tarde desta quarta-feira,11. A votação foi acompanhada atentamente por membros do movimento LGBTQ+ que vibraram a cada voto favorável.
O vereador Sílvio Humberto(PSB) que votou favorável ao projeto comentou sobre o avanço e a conquista social . “Demorou, mais uma luz que se acende para iluminar e nos fortalecer diante do obscurantismo e retrocesso civilizatório” disse. O projeto prevê punição e discriminação de pessoas por orientação sexual ou identidade de gênero com aplicação de multa que pode chegar até 100 mil reais.
Sobre Têu Nascimento
“Sou feito de amor, principalmente de amor próprio”. Essas foram as últimas palavras publicadas pelo homem trans Thadeu Nascimento, ou Têu Nascimento como gostava de ser chamado. Sua casa, no bairro da Fazenda Grande 3 (Cajazeiras), foi invadida. Levaram uma televisão, reviraram o imóvel mas deixaram a mochila onde estava até a marmita que ele levaria o trabalho. O corpo de Têu foi encontrado no bairro de São Cristóvão.
O projeto agora segue aguardando sanção do prefeito ACM Neto.