sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Lei de Inovação deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores neste mês
quinta-feira 12 de setembro de 2019 às 07:33h

Lei de Inovação deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores neste mês

POLÍTICA


Em Lauro de Freitas, o projeto de lei foi apresentado em 2018 pelo ex-secretário Mauro Cardim

Já existente em nível estadual e nacional, a Lei de Inovação pode ganhar uma versão municipal em breve. No município de Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador, o projeto inovador teria sido apresentado a prefeita Moema Gramacho (PT) ainda em 2018 pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SEDICS), Mauro Cardim.

Segundo entrevista ao #Acesse Política, Cardim afirmou que o projeto de Lei da Inovação de Lauro de Freitas, seria um dos primeiros entre os municípios baianos, mas que infelizmente a prefeita teria engavetado o projeto por não considerar o mesmo importante para a população. Ainda segundo Cardim, a prefeita deveria ter encaminhado o projeto Lei de Inovação para a Câmara de Lauro de Freitas no ano passado, mas isso nunca ocorreu. “Agora vemos nossa capital mostrar que o projeto é de suma importância para a população e desenvolvimento, pois além de criar um legado para os próximo gestores de Salvador, levará incontáveis benefícios para os soteropolitanos, sem citar os incentivos provenientes do projeto”, concluiu Mauro Cardim.

Conforme publicou o site Bahia Notícias nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) de Salvador encaminhará ainda neste mês à Câmara de Vereadores a minuta para apreciação na Casa, segundo o secretário André Fraga.

“Estamos finalizando. Já fizemos uma rodada interna de diálogos com os atores do ecossistema. A gente deve encaminhar essa minuta, acredito, ainda no mês de setembro”, informou Fraga.

De acordo com a publicação, o secretário afirmou que o intuito dos propositores do projeto é criar um “legado” para que os próximos governantes aproveitem os incentivos provenientes do projeto. “O prefeito ACM Neto (DEM) é um entusiasta do tema. Acreditamos que o próximo prefeito será do nosso campo. Mas vamos ver se alguém no futuro acha isso importante. Queremos deixar o legado, trazendo incentivos, fóruns, espaços, participação, construção coletiva da própria coletiva… Salvador é a capital do Norte/Nordeste em startups. Subiu entre 2017 e 2019, exatamente no período que a prefeitura começou a fazer uma intervenção para o ecossistema de inovação”, explicou.

André Fraga ainda sinalizou que pretende ir à Câmara de Salvador apresentar o texto aos parlamentares. Nas últimas semanas, após a visita do governador Rui Costa (PT) à Casa, secretários municipais passaram a visitar a CMS para apresentações de projetos, a exemplo de Léo Prates (Saúde), Sérgio Guanabara (Desenvolvimento e Urbanismo) e o vice-prefeito Bruno Reis (também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas). “Nosso papel, enquanto gestor do Executivo, é dialogar com todos os atores, especialmente com a Câmara, pois os vereadores podem ter questionamentos, até para sancionar a lei”, concluiu o secretário municipal.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!