sábado 23 de novembro de 2024
Home / JUSTIÇA / Uso do termo fake news é atentado à democracia, diz especialista
segunda-feira 9 de setembro de 2019 às 12:55h

Uso do termo fake news é atentado à democracia, diz especialista

JUSTIÇA


A expressão fake news ganhou uma conotação pejorativa e passou a ser utilizada para desqualificar qualquer coisa. Por isso, a grande maioria dos especialistas defende a utilização da expressão “desinformação” no lugar de fake news.

Para a coordenadora do Projeto Credibilidade e ex-presidente do Projeto Projor, Angela Pimenta, usar o termo fake news para rotular a desinformação, a má informação e a informação errada ou equivocada é um atentado ao ofício jornalístico e, por extensão, à democracia. “Maus políticos no mundo inteiro têm tentado rebater informações que não são favoráveis a eles com esse nome [fake news]. Isso também pode incitar a perseguição de jornalistas tentando fazer o seu trabalho”, alerta.

Na visão da advogada especializada em liberdade de expressão e internet Taís Gasparian, o termo fake news é ambíguo, impreciso e utilizado por políticos para desacreditar a imprensa. Para o professor de Direito Eleitoral Diogo Rais, a expressão acabou ganhando uma conotação pejorativa e se transformou numa espécie de arma para desqualificar o emissor.

Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), recomenda que o termo fake news não seja utilizado em matérias jornalísticas, por abarcar uma quantidade muito grande de elementos que simulam uma notícia, mas que não necessariamente sejam notícias.

Veja também

Daniela Borges é reeleita presidente da OAB-BA

A candidata Daniela Borges, da chapa União pela Advocacia, foi reeleita presidente da Ordem dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!