Mais uma etapa do mutirão de limpeza foi realizado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas ao Sul da Bahia. A ação de limpeza e sensibilização explicou sobre a importância de cuidar dos bairros e de mantê-los limpos, movimentou o município.
A ação conjunta, que faz parte do Projeto Cidade Limpa, contou com o apoio de instituições do bairro São Lourenço, da Prefeitura de Teixeira de Freitas, através das Secretarias de saúde, educação, assistência social e meio ambiente, da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, do Centro de Ensino Educação e Vida, além da participação em peso da comunidade local.
Durante o mutirão aconteceram as seguintes ações: visita dos estudantes e dos Agentes de Combate a Endemias à residências do bairro, limpeza da área que fica atrás da escola, recolhimento de lixo e entulhos e uma caminhada de conscientização com distribuição de panfletos e cartazes.
A vice-diretora da Escola Municipal São Lourenço, Luciene Rodrigues, disse que quando o núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação convidou a escola para realizar esta ação na comunidade, a direção abraçou a causa com muito empenho. “Nós sabemos que para os alunos a escola é ambiente de ação e a educação ambiental é importante para que os estudantes possam participar da limpeza da própria casa e alertar os amigos para cuidar também de suas casas. Só assim conseguiremos amenizar ou solucionar de uma vez este problema da falta de limpeza no bairro.”, explicou.
O maior objetivo com esta ação é reduzir o índice de infestação da dengue, que hoje está em torno de 7.8, considerado alto risco.
O secretário de Meio Ambiente, José Archangelo, explicou que a ideia do projeto é resolver os problemas ligados à limpeza urbana com todos os segmentos da sociedade. “Precisamos do envolvimento de todas as instituições e de todos os cidadãos. Hoje temos aqui uma adesão muito bacana de estudantes da rede pública e privada demonstrando o grau de consciência que as pessoas estão desenvolvendo”.