sábado 27 de abril de 2024
Home / CURIOSIDADES / Como saber se estou filiado a algum Partido Político
segunda-feira 2 de setembro de 2019 às 05:42h

Como saber se estou filiado a algum Partido Político

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


O eleitor que nunca se filiou a um partido político mas tem dúvidas se alguém o filiou sem o seu consentimento pode obter esta informação de duas formas. Uma é pela internet, no site do TSE, a outra é ao comparecer presencialmente no cartório eleitoral que estiver inscrito, no TRE do seu estado ou no próprio TSE. Não é possível consultar a filiação pelo CPF.

Como descobrir se está filiado a um partido pela internet

É possível consultar se existe alguma filiação partidária em seu nome no site do TSE. Para consultar é necessário:

  • acessar aqui o Filiaweb no site do TSE;
  • inserir o número do título de eleitor no campo “Inscrição”;
  • clicar em “Gerar Certidão”.

Se o eleitor estiver filiado aparecerá uma mensagem certificando que tal eleitor está regularmente filiado. Além disso aparecerá o nome do partido, o município e a data da filiação.

Caso o eleitor não tenha nenhuma filiação em seu nome será mostrado uma mensagem confirmando que o eleitor não está filiado a partido político.

Caso o eleitor tenha sido filiado sem o seu consentimento ele deve solicitar a desfiliação partidária diretamente no diretório do partido.

Como consultar a lista de filiados dos partidos políticos

O eleitor também pode confirmar se está mesmo filiado consultando a relação oficial de filiados dos partidos políticos disponibilizada no site do TSE. Para encontrar seu nome é preciso selecionar o partido, o estado e depois clicar em “Baixar lista”. A lista ficará gravada no seu computador, depois é necessário abrir o arquivo e procurar seu nome na lista.

Se o eleitor tiver solicitado a filiação ao partido e o seu nome não estiver na lista oficial dos filiados, ele deve requerer ao Juiz Eleitoral da zona em que estiver inscrito uma intimação para solicitar ao partido que efetue a filiação.

Como se desfiliar de um partido político

Para requerer a desfiliação partidária é necessário entregar uma comunicação por escrito ao diretório municipal do partido e ao Juiz Eleitoral da zona em que o eleitor estiver inscrito.

Segundo o art. 21 da Lei 9.096/95, após 2 (dois) dias da entrega do comunicado o vínculo com o partido deve ser encerrado.

Esquerda, centro ou direita? Como classificar os partidos no Brasil

Veja também

Indústria nacional de aviação vai bem depois de crise na pandemia

Depois de negócio frustrado com a americana Boeing, fabricante Embraer engorda carteira de vendas e …

2 comentários

  1. Patido legal PT

  2. PT, quantas decepções. Quantas ganancias, quantas vergonhas. A que ponto chegamos. Acreditávamos que as coisas iriam melhorar, mas o que vemos hoje em dia, é que o PT está pior ou igual aos outros PARTIDOS. Mentiras e mais mentiras. Todos sem exceção só pensam em si próprio, e o povão continua sendo enganados. Hoje a sigla PT é : PARTIDO TRAIDOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas