O mês de agosto já registra mais focos de queimadas na Amazônia que a média dos últimos 21 anos, segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do domingo (25). O vereador Helio Ferreira (PCdoB) cobrou ações de preservação das árvores e lembrou da importância da Amazônia, que segundo ele contribui para estabilizar o clima global.
“A Floresta Amazônica tem a maior biodiversidade do planeta e contribui para estabilizar o clima global. Com o desmatamento e as recentes queimadas esta estabilidade foi afetada. Preservar nossa Amazônia é preservar a vida”, destacou.
Corte de árvores
De acordo com o INPE, órgão do governo federal, há uma alta de 278% nos cortes de árvores da Amazônia em julho deste ano. Segundo o Greenpeace Brasil somente nos últimos meses mais de 1 bilhão de árvores foram tombadas na Amazônia (considerando 1.500 árvores por hectare).
Já os focos de queimadas aumentaram em 70%, desde janeiro até o dia 18 de agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de 66,9 mil pontos de incêndio registrados no país, 51,9% dos casos são na Amazônia. Este é o maior índice desde 2013, quando os dados começaram a ser apurados pelo INPE.