segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador dá Título de Cidadão ao secretário Jerônimo Rodrigues
terça-feira 27 de agosto de 2019 às 05:05h

Câmara de Salvador dá Título de Cidadão ao secretário Jerônimo Rodrigues

DESTAQUE, POLÍTICA


“Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Com essa frase do educador Paulo Freire, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), homenageou o secretário estadual da educação, Jerônimo Rodrigues, que recebeu na noite desta última segunda-feira (26), o Título de Cidadão de Salvador. A sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias, contou com a presença de autoridades do estado, município e educadores.

“Jerônimo tem traçado sua bela trajetória sempre pautada no altruísmo e na transposição das barreiras que a vida sempre nos coloca. A sua vida e de seus 10 irmãos sempre foi de muita luta e união. O secretário fez muitos trabalhos sociais em toda Bahia e aqui em Salvador não foi diferente, atuando politicamente em movimentos sociais, seja como voluntário em diversas frentes sociais governamentais e não-governamentais”, disse o presidente em seu discurso.

Irmão da vereadora Marta Rodrigues (PT), o homenageado assim como ela nasceu na cidade de Aiquara e estudou em Jequié. Em Salvador há 20 anos, ele destaca seu sentimento de pertencimento à capital. “É um orgulho estar ao lado do meu irmão para ver ele receber essa homenagem. Jerônimo traz a firmeza, coerência e história das mulheres de nossa família. Mulheres fortes como nossa bisavó dona Veva que hoje de onde estiver se orgulha desse homem em meio às cinco irmãs”, disse a vereadora.

Jerônimo Rodrigues, que adentrou o Plenário ao som dos clarins dos Filhos de Gandhy, disse que recebia o título como um novo registro de nascimento político. “Cheguei aqui e construí minha vida através da educação. Só ela pode nos devolver a dignidade. Eu gostaria que esse título pudesse ser dedicado às pessoas que vieram para cá e ajudaram a construir essa cidade”, disse o homenageado. “Agradeço esse título ao presidente Geraldo Júnior que tem se mostrado tão competente na direção desta Casa, que por sua grandiosidade e complexidade pode ser comparada ao Executivo de município do interior”, completou.

Jerônimo Rodrigues é professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 1995. Lotado no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas que abrange os cursos de Economia, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Geografia.

“Enxergo o secretário como um exemplo de uma pessoa que venceu na vida. De origem humilde, conseguiu crescer através da educação e hoje tem a missão de inspirar outras pessoas e devolver ao povo o que lhe foi outorgado ao longo de sua vida”, afirmou o representante do governador Rui Costa, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade da Bahia (Ufba), com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado em Ciências Agrária (Ufba), o secretário tem rica experiência como educador, tanto na educação popular através da sua ação junto ao Movimento de Organização Comunitária (MOC) como na educação formal.

O reitor da Ufba, João Carlos Salles, disse que o secretário é um parceiro da instituição e julgou como merecido o título outorgado pelo Legislativo Municipal. “A dedicação dele à educação e valores progressistas, a forma como lida com as causas da nossa cidade e do estado da Bahia o fazem merecedor de todas as homenagens”, disse Salles.

Prestigiaram a sessão, os vereadores Luís Carlos Suíca (PT) e Sílvio Humberto (PSB) e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Além dos já citados, também fizeram parte da mesa o deputado federal Afonso Florence, a reitora da UFRB e esposa do homenageado, Tatiana Velloso, o deputado estadual Euclides Fernandes e o membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Antônio Leal.

Veja também

PF cumpre mandato de prisão na prefeitura de Lauro de Freitas por desvios de recursos

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensão, contra supostos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!