domingo 28 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Proteção de dados na Internet é tema de seminário no MP-BA
sábado 24 de agosto de 2019 às 18:23h

Proteção de dados na Internet é tema de seminário no MP-BA

DESTAQUE, JUSTIÇA


Como garantir aos usuários da Internet mais privacidade e controle sobre seus dados e evitar o uso das informações pessoais por parte de terceiros? Para debater esse tema, promotores de Justiça, delegados de polícia e advogados especializados na área estiveram reunidos nesta última sexta-feira (23) durante o seminário ‘Direito e Internet’, que aconteceu na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no CAB. “Idealizamos esse evento com o objetivo de criarmos ‘multiplicadores’ que promovam um uso mais seguro da Internet”, destacou o promotor de Justiça Moacir Nascimento, coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) do MP-BA.

O seminário foi aberto pelo promotor de Justiça Valmiro Macedo, representando o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), que dividiu a mesa de abertura com os promotores de Justiça Moacir Nascimento; Marcos Pontes, coordenador do Centro de Apoio Criminal (Caocrim); e Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH). “Esses eventos têm muita importância para nós, pois muitos crimes são cometidos nas redes sociais”, afirmou a promotora de Justiça Márcia Teixeira.

A programação foi aberta com um debate sobre ‘Proteção de dados e relações de consumo’, que contou com a presença dos promotores de Justiça Dario Kist, do MP da Bahia, e Guilherme Martins, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), e da advogada Fabiani Borges. A mesa contou ainda com a presença da promotora de Justiça Joseane Suzart que fez a mediação do debate. Fabiani Borges falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em agosto de 2018 e que entra em vigor a partir de agosto de 2020. O objetivo da lei é garantir transparência no uso dos dados das pessoas físicas em quaisquer meios e protegê-los. A LGPD prevê a penalidade de multas para motivar o seu cumprimento por parte das empresas. “Nós não temos cultura de proteção de dados, tanto que postamos tudo nas redes sociais, ofendemos pessoas e cometemos crimes. Por isso a LGPD exige uma cultura de adequação na nossa sociedade”, ressaltou a advogada.

Para o professor e promotor de Justiça Guilherme Martins, “estamos diante da reinvenção da proteção de dados”. Ele falou sobre as hipóteses em que será possível o tratamento de informações pessoais, que constam no artigo 7º da LGPD. Dessa forma, os dados pessoais só poderão ser utilizados mediante o fornecimento de consentimento pelo titular; para utilização pela administração pública, no tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em lei ou respaldadas em contratos e convênios; e para a realização de estudos por órgão de pesquisa, dentre outros. Durante o seminário também foi debatida a ‘Prevenção e combate à pornografia de vingança’, que teve como expositores a advogada Tamiride Monteiro Leite e o delegado de polícia Alesandro Barreto. Atuou como mediadora a promotora de Justiça Márcia Teixeira.

Veja também

Bahia fabrica uma das maiores hélices de turbina eólica do mundo

Uma fábrica na Bahia produz as maiores hélices para turbinas eólicas do país, medindo 84 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas