O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) deu início à primeira etapa do processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em nove municípios consorciados. O SIM é um serviço sanitário voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local.
Nesta primeira etapa, a equipe do Constesf está visitando cada prefeitura para auxiliar na atualização ou criação de lei municipal que regulamenta o serviço e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e/ou vegetal.
“Estamos percorrendo todo o território auxiliando as equipes das prefeituras com a lei para implantação do SIM, com exceção de Juazeiro, onde o serviço já é executado. Fomos a Sobradinho, Canudos, Casa nova, Curaçá e Sento-Sé e em alguns desses municípios a Lei já está na câmara para aprovação. Esta primeira etapa encerra após nossa orientação em Campo Alegre de Lourdes, Uauá, Pilão Arcado e Remanso. Em breve todos esses municípios terão a leis aprovadas e poderão avançar na implantação do SIM”, explicou o Presidente do Constesf, o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo.
Após a implantação, cada município irá gerar seu próprio selo SIM que vai regularizar a produção, valorizar o produto e garantir segurança alimentar ao consumidor.