quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Sedur Bahia firma cooperação técnica na gestão de resíduos com Instituto Cidades Inteligentes
terça-feira 20 de agosto de 2019 às 17:51h

Sedur Bahia firma cooperação técnica na gestão de resíduos com Instituto Cidades Inteligentes

NOTÍCIAS


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) assinou, na segunda-feira (19), um termo de cooperação técnica, sem ônus, com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI) para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (GIRS), a ser realizada na Bahia por meio dos consórcios públicos.

A assinatura do termo ocorreu no evento de lançamento da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento da Câmara dos Deputados e Senado Federal, na União de Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. “Ganhamos mais um braço nesse apoio técnico aos consórcios na elaboração dos planos intermunicipais de resíduos sólidos, que virá do Instituto Cidades Inteligentes. Esses termos de cooperação são fundamentais para que os planos sejam colocados definitivamente no papel. O objetivo é alcançar todos os municípios baianos e resolver essa que é uma questão de saúde pública em nosso estado”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito.

O IMCI é consultor técnico da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento da Câmara dos Deputados e Senado Federal e será parceiro da Sedur na capacitação para Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

Para o presidente do instituto, Luigi Longo, a parceria com a Sedur é um importante passo em busca da conscientização de diversos agentes para a questão dos resíduos. “Eu acredito que a capacidade da ideia de ser colocada em prática é que faz a política pública. E essa relação entre a Sedur e o IMCI aponta que a metodologia usada pelo Governo do Estado é a da transparência”, afirmou.

Nesta terça-feira (20), um dia após a assinatura do termo de cooperação técnica, a Sedur e o IMCI tiveram a primeira reunião já como parceiros, na sede da secretaria. Na semana passada, a Sedur assinou dois protocolos de intenções com os consórcios de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) e Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) para o apoio na elaboração dos planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos. Juntos, os dois consórcios representam 26 municípios.

Veja também

Refinaria na Bahia alcança recorde na produção de querosene de aviação em 2024

A Refinaria de Mataripe, que é administrada pela Acelen, empresa criada para participar da transição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!